segunda-feira, 11 de maio de 2009

1ª Semana do Bebé de Olhão - ARS Algarve IP promove parentalidade competente e responsável

1ª Semana do Bebé de Olhão - ARS Algarve IP promove parentalidade competente e responsável


Realiza-se de 19 a 25 de Maio de 2009 a 1ª Semana do Bebé de Olhão, organizada pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil de Olhão/Agrupamento dos Centros de Saúde Central, com o objectivo de sensibilizar as famílias e a comunidade para a promoção da saúde mental infantil. Ao reforçar os factores de protecção na primeira infância, contribui-se para uma sociedade mais saudável, em todos os sentidos.

Esta iniciativa pioneira no Algarve, dirigida à comunidade em geral, reforça a ideia de como são fulcrais os laços afectivos entre os vários elementos da família e a promoção das competências parentais no desenvolvimento do bebé.

Durante esta semana irão decorrer várias actividades como concursos (montras, fotografia e trabalhos escolares); atribuição do prémio ao «Bebé Estrela» (o primeiro bebé a nascer no Concelho de Olhão durante o decorrer da semana), apadrinhado por uma figura pública; a atribuição de uma árvore a cada bebé nascido durante a semana; um passeio convívio de bebés no dia 24 de Maio (domingo).

Durante os dias 22 a 24 de Maio, irá decorrer a Feira da I Semana do Bebé de Olhão no Jardim do Pescador Olhanense, junto ao Mercado Municipal de Olhão, que contará a participação activa de várias entidades e instituições concelhias e regionais. Serão, ainda, realizadas palestras e oficinas sobre a Primeira Infância, onde serão abordados temas tais como «O Desenvolvimento da Criança - o papel da Família e da Comunidade», «Segurança Rodoviária», «A Importância do Brincar», «Aleitamento Materno», «Nutrição Infantil», entre outros.

No dia 25 de Maio 2009, realiza-se o Seminário «Conversas sobre mim...» no Auditório Municipal de Olhão, que contará com a presença de nomes conceituados como o Prof. Doutor Salvador Célia, Psiquiatra da Infância e Adolescência de Porto Alegre, mentor deste projecto no Brasil; o Juiz Dr. Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco; o Dr. Augusto Carreira, Psiquiatra da Infância e Adolescência e Director da Clínica Parque do Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia; o Dr. Pedro Caldeira, Pedopsiquiatra da Unidade da Primeira Infância do Hospital D. Estefânia; a Dr.ª Beatriz Pena, Presidente da Associação de Psiquiatria da Infância e da Adolescência; a Dr.ª Maria José Gonçalves, Presidente da Associação «Ser Bebé» e o Dr. Luís Simões Ferreira, Director do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital D. Estefânia, entre outros.

A Primeira Semana do Bebé de Olhão é realizada com o apoio da Câmara Municipal de Olhão e o patrocínio de várias entidades.

imagemPrograma geral da 1ª Semana do Bebé de Olhão 19-25 de Maio

imagemPrograma Seminário 1ª Semana do Bebé de Olhão 25 de Maio

imagemRegulamento concurso de fotografia o Bebé e a Família


FONTE

Sem comentários: