sexta-feira, 13 de março de 2009

Infância e Espaço Público - Ciclo de Conferências em Sociologia da Infância

Infância e Espaço Público - Ciclo de Conferências em Sociologia da Infância

Auditório do Centro Multimédia IEC/IEP/ICS às 17 horas, entre quinta-feira, 30-10-2008 e quinta-feira, 04-06-2009

O Ciclo de Conferências em Sociologia da Infância é uma iniciativa do Instituto de Estudos da Criança em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais que se realizará durante o ano lectivo de 2008-2009, no Auditório do Centro Multimédia da Universidade do Minho às 17 horas. Entrada livre.

O Ciclo de Conferências em Sociologia da Infância é uma iniciativa do Instituto de Estudos da Criança em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais que se realizará durante o ano lectivo de 2008-2009, no Auditório do Centro Multimédia da Universidade do Minho às 17 horas. Entrada livre.

Com este Ciclo de Conferências pretende-se prosseguir a tradição de apresentação, partilha e discussão de questões teóricas e metodológicas relativas à Investigação na área da Sociologia da Infância.

Programa



30 Outubro, 2008
Anália Torres
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
Departamento de Sociologia
"Protecção de Crianças e Políticas Públicas."



Anália Torres é Professora Associada do ISCTE. É vice-presidente da European Sociological Association (ESA) e foi presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).

Especialista em Sociologia da Família, coordenou recentemente o grupo de trabalho nacional (com presença do IEC da Universidade do Minho) que realizou a avaliação das Comissões de Protecção das Crianças e Jovens, cujo Relatório final se encontra no endereço seguinte: http://www.cnpcjr.pt/

A análise das políticas públicas para a infância constitui-se como o objecto desta conferência, considerando a investigação recentemente concluída, já referida e, olhando, a partir de uma perspectiva sociológica, o lugar da infância na sociedade portuguesa contemporânea.

18 de Dezembro, 2008
João Teixeira Lopes
Universidade do Porto
Faculdade de Letras
"Espaço Público e Gerações."


15 de Janeiro, 2009
Virginia Morrow
Universidade de Londres - Inglaterra
Instituto de Educação
"Methods and ethics of research with children about their environments."

Virgínia Morrow é Professora no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Coordena o Master em Sociologia da Infância e direitos da Criança e é Co-Editora da Revista Childhood. Especialista em Sociologia da Infância, com contributos bastantes significativos, quer no plano teórico onde discute questões relacionadas com as condições e exercício dos direitos da criança, quer no plano metodológico onde tem discutido questões de ética e métodos de pesquisa com crianças

A conferência apresentada pela Prof. Virginia Morrow discute Métodos e Ética na Pesquisa com crianças e jovens acerca dos seus contextos de vida através da apresentação de alguns dos últimos trabalhos de investigação desenvolvidos pela autora.
__________________________________________________________________________
12 de Fevereiro, 2009
Rita Marchi
Universidade Regional de Blumenau
Santa Catarina, Brasil
"Radicalizaçao do processo histórico de individualização das crianças e a crise social da infância."

Este texto relaciona o processo moderno de individualização ? referido aos aspectos subjetivos e biográficos do processo de civilização - à construção social da infância. A hipótese é a de que testemunhamos atualmente as ?conseqüências? do processo de individualização das crianças: a radicalização/agudização deste processo (na nova visão da criança como um ?sujeito de direitos?) pode estar a provocar na sociedade a idéia de uma ?crise social? da infância. Uma crise que acontece no nível das representações e que aponta para o fato de que as ?velhas idéias sobre a infância? já não parecem adequadas na atualidade ou que o ?lugar? da criança já não é o mesmo de antes. Mas do que é que trata esta ?crise?? Que indícios ou evidências temos de sua existência? Ou da sensação de sua existência? Como os diversos analistas a compreendem? Este texto trata de como esta ?crise social? vem sendo debatida no interior da Sociologia da Infância e de como esta questão pode ter outra interpretação se relacionada à infância pobre no Brasil.

Texto completo»»
________________________________________________________________________________



12 de Março, 2009
Ivan Pascual Rodríguez
Universidade de Huelva, Espanha
Departamento de Sociologia e Trabalho Social
"La mirada sociológica: una aproximación nueva al mundo de la infancia?"


2 de Abril, 2009
Allison James
Universidade de Sheffield, Inglaterra
Centro de Estudos da Infância e Juventude
"New challenges of Childhood Studies."

14 de Maio, 2009
Giangi Schibotto
Universidade Alma Mater de Bolonha, Itália
Faculdade de Ciências da Educação
"El complejo camino de construcción de un espacio público para la participación, la actoría social y el protagonismo de la infancia y adolescencia."


4 de Junho, 2009
Julie Delalande
Universidade da Baixa Normandia - Caen, França
Departamento de Ciências da Educaçao
"Les lieux des enfants."




contactos
--------------------------------------------------------------------------------

Profª Natália Fernandes
email: natfs@iec.uminho.pt

Sem comentários: