segunda-feira, 20 de abril de 2009

Desmembramento familiar gera pobreza

20 Abril 2009 - 12h14

Alerta Banco Alimentar Contra a Fome

Desmembramento familiar gera pobreza

A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome afirmou esta segunda-feira que um dos grandes factores de pobreza é o desmembramento de famílias, face ao aumento dos pedidos para que o Estado suporte o pagamento de pensões de alimentos. Os tribunais estão a receber cada vez mais processos por incumprimento deste tipo de pensões.

Em 2008, o Estado pagou mais de 14 milhões de euros em pensões de alimentos a crianças, substituindo dez mil pais que por ausência, dificuldades económicas ou doença não contribuíram para essa responsabilidade parental decidida na Justiça.

De ano para ano, o número de pedidos tem aumentado. Só no primeiro trimestre deste ano, entraram 1.015 pedidos para que seja o Estado a ajudar as crianças financeiramente, tarefa que deveria ser efectuada por um dos progenitores.

“Um dos grandes factores de pobreza actualmente (em Portugal) é o desmembramento das famílias. Porque uma família que tinha um orçamento e que ia dando para as necessidades de todo o agregado familiar, tem agora, com o mesmo montante de rendimentos, de fazer face a duas famílias”, refere Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome.

AUMENTAM PROCESSOS POR INCUMPRIMENTO

Os tribunais recebem cada vez mais processos por incumprimento das pensões de alimentos, segundo a percepção de alguns juízes na área da família e menores que relacionam esta situação com a actual crise económica.

1 comentário:

fénix renascida disse...

É ISSO QUE NÓS, PAIS E MÃES PRIVADOS DE TER CONSIGO OS FILHOS, SOMOS: MERAS CARTEIRAS DE DINHEIRO. SÓ QUE O DINHEIRO NÃO CHEGA PARA TUDO E, COMO DIZ O POVO, NÃO CRESCE NAS ÁRVORES...